Equipe de Coordenadores do Projeto Balaiada de Nina Rodrigues Esteve em Chapadinha-MA

Foi uma noite de muito resgate o último sábado (14) quando a equipe de coordenadores do Projeto Balaiada de Nina Rodrigues-MA, se deslocou para Chapadinha-MA, no intuito de aprofundar-se na história da Balaiada, e no trabalho desenvolvido pelo prof. Jânio Rocha.

Uma noite de marco e acontecimento não só para Chapadinha, mas também para todo o Maranhão. O grupo teatral Cena Aberta, encenou na praça do povo, o grito de liberdade dos  maranhenses, a história contracenada, trouxe relatos importes sobre a descriminação da época até os dias atuais. O professor Macedo (chichico) teve participação especial na peça, em um momento vivido quando Duque de Caxias, ordenava morte aos negros.

Em uma roda formada por coordenadores das cidades de Chapadinha, Nina Rodrigues e, uma professora de história da Universidade Federal do Maranhão, aconteceu um debate produtivo, visando no turismo para as respectivas cidades.

Para o professor Jânio Rocha, autor do Projeto Balaiada, a finalidade do projeto , é abranger todas as cidades que foram palco da guerra.  "Em Anapurus-MA, foi realizado nas escolas da sede e zona rural, uma cuminança sobre a balaiada".

Socorro Santos, representante de Nina Rodrigues, falou do desenvolvimento do projeto nas escolas.  " foi desenvolvido seminários e desfiles temáticos, e o projeto foi de grande aproveitamento para todos". Frisou a professora.

Essa é uma estratégia de desenvolvimento social e econômico, temos comunidades que produzem artesanatos, mas muitas das vezes, elas vivem isoladas com suas expressões culturais, e este projeto visa resgatar isso. Quando falamos do projeto, falamos do que ele resgata, como a autoestima, cidadania e também as questões  financeiras do turismo. O turista quer ver algo que está acontecendo na cidade,  é nós temos que acordar para isso, criando folders e outras formas de divulgações".  Foi o que disse o Autor do Projeto Balaiada, Prof. Jânio Rocha.

No evento ouve ainda diversas  atrações culturais como a apresentação do boi de morros e cantores da terra.

Postar um comentário

0 Comentários