Era um pouco mais de 04:00h da manhã, quando um grupo de professores e alunos, juntamente com o Secretário de Cultura, Erickson Maxwell, e o Secretário de Educação Raimundo José, ambos do município de Nina Rodrigues, partiram rumo a Caxias-MA, acompanhados pelo então Sr. Prefeito José Ribamar da Cruz Ribeiro.
O objetivo foi chegar até o memorial da balaiada, para adquirir mais conhecimento sobre a maior revolta ja ocorrida no estado, entre os anos de 1838 a 1841, que teve início na Antiga Vila da Manda do Iguará, hoje atual Nina Rodrigues-MA, que por sua vez se estendeu por outros municipios do estado, e chegou a encerra-se em Caxias-MA.
Os professores, poderam conhecer mais sobre a riqueza que tem a história, nas espadas que marcaram o conflito da epoca, podia se observar o tamanho da batalha entre os exércitos, as correntes que no museu estão expostas, relembra o sofrimento dos escravos.
O dia foi todo assim, de aproveitamento e buscas para conteúdos precisos que serão trabalhados e apresentados no Projeto Balaiada, durante uma semana em praça publica, no mês de Dezembro, em Nina Rodrigues, cidade de origem da balaiada, visando também resgatar a história do município.
A balaiada retrata momentos marcantes da história, onde existia uma richa pessoal entre o Prefeito da época e o padre António Vieira.
Outro momento, foi quando Raimundo Gomes Vieira, conhecido como cara preta, foi quem deu o ponta pé inicial pro movimento da balaiada.
Tudo sobre essa história que revolucionou o estado, vocês leitores, vão poder acompanhar de perto e aprender um pouco mais, na semana de exposição do Projeto Balaiada que acontecerá no mês de dezembro.
0 Comentários