Secretário de Nina Rodrigues Jorge Neto com o secretário de Estado Carlos Lula. |
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Secretário Municipal de Saúde de Nina Rodrigues vem a público prestar informações sobre a divulgação de vídeo informativo direcionado estritamente ao Grupo Municipal de Trabalho de Monitoramento da Doença Humana, Infecciosa - COVID-19, gravado no momento em que a Equipe de Vigilância em Saúde se deslocava para a zona rural do município a fim de investigar e monitorar a chegada de uma pessoa do sexo feminino, recém chegada em Nina Rodrigues, que havia tido contato na capital com um suposto caso positivo. Vale ressaltar que o Serviço de Monitoramento da COVID-19 foi instalado dia 22/03/2020 e desde então registra diariamente todo o movimento de entrada e saída de pessoas e veículos na cidade, onde e quando será sua permanência, disponibiliza notas informativas em carros de som por toda a cidade, atendimento médico nos Postos de Saúde e na Emergência do Hospital Municipal e suspendeu os serviços não-essenciais.
Tão logo a equipe de Vigilância em Saúde teve conhecimento do caso, adotou todas as medidas sanitárias no domicilio da referida senhora, seguindo as recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde e definidas nos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Contingência para a Covid-19, neste caso específico a quarentena domiciliar e estratégia de monitoramento domiciliar para todos os contatos da família.
Compreendemos a gravidade do momento que estamos vivendo e, atribuímos a essa situação, a incorreta e equivocada interpretação dada por diversas pessoas à mensagem do vídeo, cujo objetivo foi o de apenas registrar internamente as medidas sanitárias adotadas naquele momento.
Informamos, ainda, que estamos monitorando 76 (setenta e seis) pessoas que chegaram em Nina Rodrigues nos últimos dias de março e começo de abril. Esse trabalho é realizado diretamente pelos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e Profissionais da Atenção Primária à Saúde. O monitoramento é diário, acompanhado em Fichas de Acompanhamento e Termo de Compromisso de Cumprimento de Quarentena.
Reiteramos o compromisso do poder público na prevenção e combate a essa doença e agradecemos a colaboração da população que interage conosco diuturnamente na troca de informações. Nossos telefones são Central de Monitoramento (98) 99158-5269 e Emergência Hospitalar (98) 99181-6816.
Agradecidamente,
JORGE FONSECA DE OLIVEIRA NETO
Secretário Municipal de Saúde
0 Comentários