Organização Pan-Americana da Saúde (OPS) estima que o zika vírus pode afetar entre 3 e 4 milhões de pessoas na América em um ano, afirmou nesta quinta-feira Sylvan Aldighieri, especialista de doenças infecciosas da instituição.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPS) estima que o zika vírus pode afetar entre 3 e 4 milhões de pessoas na América em um ano, afirmou nesta quinta-feira Sylvan Aldighieri, especialista de doenças infecciosas da instituição.
“Levando em conta que no ano passado houve na América 2 milhões de casos de dengue e que o mosquito que a transmite é o mesmo, e usando modelos informáticos e levando em conta toda a incerteza com a qual trabalhamos, estimamos que possa haver entre 3 e 4 milhões de infectados em 12 meses”, alertou Aldighieri à imprensa em Genebra.
A especialista enfatizou que os números são estimativas baseadas sobre o que se sabe sobre a dengue, doença que, como a chicungunha, também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que está presente em toda a região, exceto no Canadá e no Chile.
“Estamos falando de um continente com 500 milhões de pessoas, onde circulam os quatro tipos de dengue, a chicungunha, a febre amarela e agora o zika, mas as pessoas não estão imunizadas contra ele”, destacou Aldighieri.
“Então, levando em conta a presença em massa do mosquito, os dados sobre infecções de dengue, o fato de as pessoas não estarem imunizadas e o que nos dizem os cálculos, podemos estimar, mas só estimar, os números de possíveis infecções”, ressaltou.
A especialista lembrou que esses contágios podem ser assintomáticos. Estudos anteriores demonstraram que 75% dos pacientes não apresentam sintomas do zika
0 Comentários