A Escola Municipal Joselina, apresentou na tarde desta Quinta feira (10) a história recontada sobre a Balaiada.
Contada porque foi assim pelos historiadores em meios aos livros que argumentam fato a pós fatos. Recontada porque foi a vez de professores e alunos passar a mensagem de forma um pouco diferente, não perdendo o sentido da História.
Para o professor Roberto Corrêa, "o projeto foi de grande proveito; todos aproveitaram cada momento, de acordo com o professor o projeto teve 80% de aproveitamento para os alunos. "
Vários momentos chamou a nossa atenção como a capoeira dançada pelos adolescentes.
Outro momento que encantou a todos, foi a encenação no pátio da escola da morte de Negro Cosme, ocorrido em 1842 em praça pública na cidade de Itapecurú-Mirim-MA.
Cosme Bento das Chagas nasceu em Sobral, CE, por volta de 1800. Nasceu livre. Foi preso em 22 de setembro de 1830, por ter assassinado Francisco Raimundo Ribeiro em Itapecuru-Mirim. Negro foi enviado à capital São Luis. fugiu da cadeia em 1° de maio de 1833, depois de liderar um levante de presos. Ficou foragido até 1838, quando foi capturado em Codó. Neste tempo ficou escondido em vários quilombos da região de Itapecuru Mirim.
Quando a Balaiada estourou em dezembro de 1838, Negro Cosme se encontrava preso na capital, não participando da insurreição até o final de 1839. Cosme fugiria da prisão em outubro de 1839, e em novembro já se tinha notícias dele liderando os escravos nas várias fazendas às margens do Rio Itapecuru.
Essa É a Escola Joselina fazendo acontecer no Projeto Balaiada.
0 Comentários