Um homem espanhol de 54 anos, que sofre de um câncer na parede do tórax foi operado com sucesso para a finalidade da implantação da primeira prótese de costelas de titânio feitas em impressora 3D. O câncer havia atingido as costelas do paciente, que aceitou participar do projeto pioneiro na medicina.
Elas foram moldadas especialmente para o homem, que está progredindo de forma satisfatória em seu tratamento. Segundo a equipe médica isso demonstra mais uma vez o valor de impressoras 3D no campo médico.
O governo espanhol e empresa australiana CSIRO estão juntos no projeto anatômico de próteses.
Após a realização de uma tomografia computadorizada de alta resolução do indivíduo para criar um implante completamente precisos anatômicos, uma equipe de cirurgiões espanhóis acabaram por levar a termo a operação com sucesso através de “criar uma parte totalmente personalizado do corpo, que era como uma luva “explica José Aranda, que fazia parte da equipe cirúrgica.
“Nós pensamos que talvez pudéssemos criar um novo tipo de implante totalmente personalizado para replicar as estruturas complexas do esterno e das costelas”, disse Aranda. E é que uma das vantagens de impressão 3D é prototipagem rápida, o que é essencial para garantir a sobrevivência dos doentes para operações ou cirurgia de extrema urgência.
@beatrizmarks
0 Comentários