O governador Flávio Dino assegurou que a partir de agora os agentes de saúde não são de responsabilidade apenas do Governo Federal e dos municípios. Com a complementação salarial progressiva dada pelo Governo aos agentes de saúde, há a valorização dos profissionais.
“Hoje estou vendo uma coisa que nunca tinha visto. O governador no meio do povo pra dizer que nós vamos finalmente ser valorizados pelo Estado. Nunca teve governador que fizesse isso por nós”, foi assim que Lino Moreira, agente de saúde há 24 anos na cidade de Brejo, resumiu o encontro de mais de 5 mil agentes comunitários de saúde com o governador Flávio Dino. No evento, ele anunciou a ampliação do salário dos agentes de saúde, que acontecerá progressivamente ao longo dos quatro anos de governo.
Visitas às casas, cuidado com as famílias dos municípios e atendimento primário são algumas das principais funções dos agentes de saúde comunitária. Para valorizá-los e promover mais qualidade no atendimento à população, Dino garantiu que o Estado vai contribuir para a ampliação salarial da categoria. “Pela primeira vez na história do Maranhão o Estado vai ajudar a financiar essa política de ampliação salarial dos agentes de Saúde. Agora vocês são vistos e valorizados pelo Governo do Estado”, anunciou o governador.
O Executivo Estadual tem trabalhado para ampliar o investimento em medidas de prevenção de doenças e, dentre elas, estão incluídas ações como a valorização dos profissionais que visitam os lares e cuidam das famílias maranhenses. “Vocês representam a força do Estado em seus municípios e em cada lar. São vocês que assistem às pessoas e que executam ações de prevenções para cuidar da saúde e bem-estar da população”, disse o secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, aos agentes presentes no encontro.
A partir do diálogo com os agentes de saúde e endemias, o Governo do Estado insere os trabalhadores no conjunto de ações prioritárias para o desenvolvimento do Maranhão. O governador Flávio Dino assegurou que a partir de agora os agentes de saúde não são de responsabilidade apenas do Governo Federal e dos municípios. Com a complementação salarial progressiva dada pelo Governo aos agentes de saúde, há a valorização dos profissionais, a garantia de atendimento primário de qualidades às comunidades e atuação na política de prevenção de saúde nos municípios do Maranhão.
0 Comentários