25 familiares de detentos permanecem dentro da CCPJ de Pedrinhas

Foto Reprodução: Idifusora
Desde o final da tarde deste domingo (25) que o clima é tenso na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas, em São Luís.
Trinta e duas pessoas, parentes de presos, foram feitas reféns na unidade. Durante todo a noite foram feitas tentativas de liberar algumas delas. Já na manhã desta segunda-feira (26) foi confirmado de que permanecem 25 pessoas dentro da CCPJ.
Tudo começou quando detentos do Bloco D teriam impedido a saída de familiares após o horário de visitas. Eles reivindicam alguns de seus ‘direitos’ como o banho de sol coletivo (hoje é feito por bloco, para garantir a segurança dos próprios detentos); a instituição de visitas íntimas; a entrega de novos colchões e a troca de monitores. Estas foram as informações preliminares.
Mas, segundo os próprios presos, que se manifestaram através da imprensa, os parentes estariam lá dentro por conta própria, prestando apoio às reivindicações. A mulher de um deles confirmou a informação de que todas as 25 pessoas estariam lá de livre e espontânea vontade, não na condição de reféns.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, as negociações serão retomadas nesse momento, às 9 hs para que estes familiares deixem a Central de Custódia de Presos de Justiça ainda nesta manhã.

Estarão presentes nesta negociação, uma comissão composta por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), equipes da Força Nacional, Grupo Especial de Operações Penitenciárias (GEOP e do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Maranhão.

Do TopC

Postar um comentário

0 Comentários