Na direção das Gestoras Silvane Muniz e Maria Do Perpeto Socorro, o Centro de Ensino Major Érico Gomes Braga, levou para a escola, na tarde deste sábado (07), o projeto A cor da Cultura, Nina e suas Raizes Africanas.
O projeto organizado pelas professoras, Isomar Monteiro, Janicléia Martins, Dulcenil Pereira Pires (Dizinha), Maria José Martins, Damásia Monteiro, Ana socorro, Vanusa Lima, Elizangela e Rosarinha, é um trabalho do governo estadual que abrange diverssas escolas, e visa conscientisar os valores que os negros tem na sociedade. Uma vez que, Muitos foram explorados, e ainda hoje sofrem um grande preconceito racial, por sua cor, crenças e costumes.
O projeto em se, revela grandeza e riqueza nas danças africanas. Veio também voltado para o publico onde eles possam valorizar os negros, e deixa-los de ver com um olhar de inferioridade na sociedade.
Palavras da Professora Dulcenil (Dizinha)
"Fazer com que nossos alunos tomem consciência de que o negro tem prestigio, e que eles contribuiram com o desbravamento do nosso país, e que venham tirar tal ideia de preconceito e racismo que as pessoas tem do negro como uma classe inferior, é o papel de cada educador em sala de aula. A partir do momento que estimulamos nossos educandos a participar de danças, que tem influência negra,quando eles aceitam, eles estão rompendo uma grande barreira".
Todo o projeto elaborado por diretores, professores e alunos, causou um tremendo impacto aos olhos de quem vivenciou de perto, o momento de cada apresentação. Os participantes, estavam bem caracterizados e envolvidos nas apresentações. Um dos momentos mais esperado pelo público, foi a dança do tambor de criola, e o bumba-boi que estão arraigados a cultura de Nina Rodrigues.
Nelson Mandela também recebeu homenagens dos alunos, por ter se sido um grande homem que lutou por liberdade, e que se importava com os interesses da sociedade negra de toda Africa.




0 Comentários